Mais de uma dezena de pessoas continua a dormir nas ruas de Braga

A Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga, está a acolher 12 pessoas. O espaço tem disponibilidade para receber um número maior de cidadãos sem abrigo, no entanto, mais de uma dezena recusa esse auxílio, de acordo com a autarquia.

O Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo vai estar ativo, pelo menos, até esta quinta-feira, às 9h, devido à previsão de temperaturas que podem chegar aos dois graus negativos. Consoante os próximos dados do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, existe a possibilidade de o prazo ser estendido.

Assim sendo, a autarquia e a Cruz Vermelha têm procurado levar toda a gente que vive na rua para o centro de acolhimento. Nos últimos dias, de um total de 15 pessoas sinalizadas, as equipas da instituição humanitária conseguiram estar em contacto com nove.

Segundo o vereador da Proteção Civil, sete recusaram de imediato o auxílio e duas “ficaram de passar pelo espaço” para depois tomarem uma decisão. Altino Bessa, que numa das noites acompanhou os colaboradores da Cruz Vermelha de Braga, refere que há “alguma reserva por parte dessas pessoas porque não querem cumprir as regras estabelecidas”.


“A principal regra é que os sem abrigo só podem sair entre as nove horas da manhã e as nove da noite. No entanto, não querem ter essa restrição”, explica, garantindo que são fornecidos diariamente bens alimentares e cobertores mesmo a quem não está no acolhimento.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv