CM Braga lança procedimento para elaboração do projecto para o Nó de Infias

O procedimento de contratação da obra de execução do projecto deverá ser lançado até ao final de 2021.

A Câmara Municipa de Braga lançou esta segunda-feira o procedimento de contratação para a elaboração do projecto de execução do “Reordenamento Viário do Nó de Infias e da Rede Envolvente”.

Este procedimento, no valor de 400 mil euros, tem um prazo de execução de 210 dias e integra ainda a elaboração de todos os estudos e relatórios necessários às aprovações ambientais previstas na legislação em vigor,  nomeadamente em processo de avaliação ambiental para obtenção de declaração ambiental favorável (DIA), bem como a coordenação de segurança em projecto.


Com base nessas peças, e em função do que vier a ser acordado entre a Câmara Municipal e a Infraestruturas de Portugal, estima-se que o procedimento de contratação da obra de execução do projecto será lançado até ao final de 2021.

Os estudos devem ser elaborados de acordo com as portarias em vigor e compreenderão a caracterização da situação existente, o projecto de execução e a assistência técnica. Com o projecto base devem ser entregues o Estudo de Rentabilidade Económica e o Estudo de Tráfego.

A Infraestrutura em questão caracteriza-se por ser um ponto da rede viária com um nível de serviço aquém do expectável, decorrente da frequente existência de congestionamentos associados a alguma sinistralidade, que resultam, sobretudo, da confluência de diversas vias que provêm de concelhos limítrofes. A sua envolvente, além de ser uma área com forte predomínio da função residencial, integra também outras funções como a comercial, de lazer e serviços.

Estando em presença de um dos pontos principais de congestionamento de trânsito da cidade de Braga, pretende-se proceder ao reordenamento vário do Nó existente e da rede envolvente, efectuando a sua requalificação e beneficiação, no sentido de melhorar as condições de circulação e segurança no local e incrementar a capacidade de escoamento do tráfego de atravessamento, priorizando as ligações da EN101 à Avenida António Macedo, e a capacidade nas saídas da cidade.

O estudo a desenvolver enquadra-se num Acordo de Colaboração estabelecido entre a IP – Infraestruturas de Portugal, SA (IP) e o Município de Braga, cabendo a ambos os organismos o seu acompanhamento e respectiva aprovação, bem como a repartição equitativa do custo de elaboração dos projectos.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv