Jorge Palma encabeça Festival para Gente Sentada, de regresso esta quarta-feira

Evento acontece no Theatro Circo até sexta-feira.

O Festival para Gente Sentada está de regresso esta quarta-feira ao Theatro Circo, apresentando, à 17ª edição, uma programação com artistas nacionais ou residentes em Portugal.

Na quarta-feira, dia 16, actuam Jorge Palma, que vai editar em breve o seu primeiro álbum de originais em nove anos, e os bracarenses Ocenpsiea, que preparam a edição do seu terceiro disco; na quinta-feira, dia 17, sobem a palco Surma, que tem prevista a edição do seu segundo álbum no próximo ano, e Benjamim, que editou recentemente o longa-duração “Vias de Extinção”; na sexta-feira, dia 18, o evento encerra com os concertos da brasileira radicada em Portugal, Labaq, que lançou o single “Abrandô” em Agosto passado, e Samuel Úria, que editou, em Setembro, o seu novo álbum “Canções do Pós-Guerra”.


O Festival para Gente Sentada é organizado pela promotora Ritmos, que também organiza o Festival Paredes de Coura, e pelo Theatro Circo, que este ano acolhe todos os concertos do evento. À RUM, o programador da sala da bracarense, Paulo Brandão, assinala que, face às limitações impostas pela pandemia, o cartaz da 17ª edição do festival “tinha de ser com nomes portugueses e apelativos”.


O responsável revela que o programa tinha igualmente “de ter em conta coisas que ainda não tinham vindo ao Theatro Circo”, destacando a presença de Jorge Palma. “Era importante ter um nome clássico, que mobilizasse público”, diz, realçando também as artistas Surma e Labaq, que “estão a ganhar força a nível nacional e já têm o seu público”.


Revelando que “a programação diferente atraiu público”, Paulo Brandão salienta também a jovem banda bracarense Ocenpsiea, espelho dos novos “bons instrumentistas e composições” a surgir em Braga. “É momento para pensarmos que os valores de Braga podem estar juntos de outros nomes maiores da música portuguesa”, disse, lembrando que a banda vai actuar no mesmo dia que Jorge Palma.



Edição de natal do Festival para Gente Sentada pode continuar

O Festival para Gente Sentada decorre habitualmente em Novembro com a junção de artistas nacionais e estrangeiros. Este ano, em virtude da pandemia, o evento acontece perto da quadra natalícia e com nomes nacionais ou a residir em Portugal. Segundo Paulo Brandão, o novo conceito “pode ser algo que venha a ficar”, visto que a procura aos bilhetes tem sido muita.


“Podemos eventualmente ter o Festival para Gente Sentada com nomes internacionais, antes de Dezembro, e depois apostar numa edição de natal com nomes portugueses”, diz.

Os espectáculos da 17ª edição do Festival para Gente Sentada tem início marcado para as 19h00 e os bilhetes diários, disponíveis aqui, têm preço único de 20 euros.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv