Rio Este alvo de nova descarga de tinta. Empresa infractora está identificada

O rio Este foi alvo de mais uma descarga de tinta esta terça-feira de manhã. Foi na zona da Ponte Pedrinha que a descarga aconteceu. A denúncia rápida de um morador permitiu encontrar os infractores. Trata-se de uma empresa que justifica a ocorrência com um acidente no interior do armazém que provocou a quebra de quatro baldes de tinta. Depois disso, a tinta foi despejada pelos responsáveis para a zona de águas pluviais.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, confirma a descarga e garante que o infractor será penalizado. Através do canal de águas pluviais, a empresa ainda dista quase mil metros.
“A empresa alega que houve um acidente com quatro baldes de tinta e que terão limpo a tinta para as águas pluviais que vieram parar ao rio. Foi levantado o auto e agora seguirá os seus trâmites legais para que haja as sanções que a lei confere”, disse.
O vereador do Ambiente lembra que “o desconhecimento não invalida a aplicação da lei”. “Qualquer derrame vai parar ao rio Este. As pessoas têm que perceber que não podem tomar como medidas empurrar esses líquidos para as águas pluviais”, explicou, A PSP vai enviar o relatório para a Agência do Ambiente que depois aplicará as devidas infracções.
“Isto prova que a CMB não encobre ninguém. Tem como objectivo detectar a origem das descargas, às vezes não é fácil”, explicou ainda o responsável.
O vereador do ambiente repetiu o apelo a testemunhas de descargas para que denunciem no imediato junto das autoridades as ocorrências. “O alerta foi dado logo no início, e aí o papel dos moradores das zonas circundantes do rio. Liguem para a PSP, se for em área urbana, e para a GNR se for em área rural, e depois podem colocar as fotografias que entenderem nas redes sociais”, sugeriu.
