Entrar no mercado de trabalho em recessão penaliza salário durante dez anos

Estudos citados pelo Público mostram que quem entra no mercado de trabalho no meio de uma recessão arrisca-se a ter salários mais baixos durante pelo menos 10 anos.

Quem entrar no mercado de trabalho durante um período de recessão penaliza poderá ter salários mais baixos durante vários anos. E segundo estudos de crises anteriores, esta perda de rendimentos poderá demorar a ser corrigida entre 10 a 15 anos, avança o Público.

Trata-se do chamado “efeito cicatriz” nas crises do mercado de trabalho, documentado em vários estudos realizados nas últimas décadas a nível internacional, mas também nacional.

Um dos vários estudos elencados pelo mesmo jornal é o de Pedro Martins, economista que foi secretário de Estado do Trabalho entre 2011 e 2013. 

Na análise elaborada em conjunto com Gary Solon e Jonathan Thomas, tendo em conta dados referentes ao período de 1982 a 2007, em Portugal os salários de entrada no mercado de trabalho foram 1,8% mais altos quando a taxa de desemprego era 1% mais baixa,” o que revela bem o problema que constitui encontrar um primeiro emprego quando o desemprego é muito alto”.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv