Oito meses depois CNU´S estão de volta e têm lugar na UMinho

Organização está ao cargo da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a nível local da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho).

Oito meses depois as competições da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) estão de regresso ao activo, depois do cancelamento da época desportiva 2019/2020. Até 20 de Novembro, a Universidade do Minho acolhe os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU´S) de Badminton, Ténis de Mesa e Xadrez.

São 36 os participantes que chegam das universidades de Aveiro, Coimbra, Uminho e Lisboa. Até amanhã, terça-feira, vão estar a decorrer as provas dos CNU´S de badminton. Quarta-feira, 18 de Novembro, é a vez do ténis de mesa e por último, a sexta-feira, 20 de Novembro, são disputadas as finais de xadrez. 


A iniciativa conta com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) que disponibilizou cerca de 10 voluntários para o evento. 


O presidente da FADU refere que a estratégia da organização consiste numa “lógica gradual”. As três modalidades que têm como palco o pavilhão da academia minhota foram as primeiras seleccionadas, pois segundo as orientações da Direcção-Geral de Saúde são desportos de “baixo risco e sem contacto físico”.


Até ao final do ano as modalidades individuais serão o foco da FADU. Já a partir do segundo semestre de 2021, a FADU irá apostar no regresso das modalidades colectivas e com maior número de participantes. 


Quando questionado pela RUM sobre a afluência de participantes, André Reis elenca que na modalidade de Badminton a procura foi superior a 2019. O mesmo não se verificou nas restantes duas provas dos CNU´S.


Para o presidente da AAUMinho esta era uma oportunidade que a associação não podia desperdiçar, no sentido de contribuir para a dinamização do desporto académico. Rui Oliveira destaca também a importância da prática desportiva quer para fomentar o bem-estar físico como mental, nestes tempos de maior isolamento devido à pandemia do novo coronavírus. 


“Queremos que a prática desportiva seja uma parte intrínseca do quotidiano dos estudantes”, garantiu o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, que acrescenta que a organização dos CNU´S é um “sinal de introdução de progressiva normalidade no funcionamento da universidade”, mesmo num quadro com “ameaças”. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
UMinho I&D
NO AR UMinho I&D A seguir: Livros com RUM às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv