Dados Covid-19 por concelho divulgados na próxima semana

Os boletins epidemiológicos da próxima semana deverão incluir uma atualização do número de casos de Covid-19 por concelho e a incidência cumulativa a 14 dias de cada município.
A garantia foi dada pela ministra da Saúde esta sexta-feira, durante a habitual conferência de imprensa de acompanhamento da epidemia.
Marta Temido defendeu que a divulgação dos dados de incidência por concelho, que não são ainda conhecidos, “contribuirá para que todos estejam melhor informados sobre aquilo que é a situação real do local onde residem”.
O número de casos de Covid-19 por concelho não é atualizado desde 26 de outubro. Em resposta à Renascença, a Direção-Geral de Saúde tinha já negado qualquer quebra na qualidade dos dados e adiantado que “está em curso uma consolidação da metodologia”.
“À medida que a pandemia evolui, as necessidades de informação mudam”, defendeu ontem a DGS.
Esta tarde, a ministra da Saúde adiantou também que o reforço do sistema de notificação e vigilância epidemiológica (SINAVE) e a melhoria da integração com outros sistemas de saúde, previstos no programa de estabilização económica e social, já estão concluídos.
“Daí decorrerá a atualização de dados quer de casos, quer de recuperados. Mas, sobretudo, passaremos a ter menor disrupção naquilo que é a nossa comunicação”, acrescentou.
Independentemente das incidências das várias regiões do país, Marta Temido deixou um alerta para a “situação grave” que o país atravessa e reforçou a adoção de comportamentos preventivos.
RR
