Eleições nos Açores. PSD e Chega! alcançam acordo

O Chega! fez saber esta sexta-feira que chegou a acordo com o PSD e que vai viabilizar um Governo de direita nos Açores.
Num comunicado enviado às redacções, o partido revelou que o futuro Governo regional se comprometeu a criar um gabinete regional de luta contra a corrupção e a “desencadear um projecto de revisão constitucional regional” que inclua a redução do número de deputados nos Açores.
“O futuro Governo regional comprometeu-se a alcançar as metas de redução significativa de subsidiodependência na região e de criação de um gabinete regional de luta contra a corrupção, tendo-se comprometido também com desencadear, nos termos das suas competências próprias, um projeto de revisão constitucional regional que inclua, entre outros aspetos, a redução do número de deputados na região autónoma dos Açores”, pode ler-se no comunicado.
O Chega diz que o PSD, no projecto de revisão constitucional que vai entregar na Assembleia da República, “contemplará, entre outros aspetos, a redução do número de deputados e a vontade de fazer uma profunda reforma no sistema de Justiça, que se tem mostrado incapaz de responder às necessidades do País, e que é um dos grandes objetivos do CHEGA”.
“Estes não são todos os pontos que gostaríamos de ver transpostos para uma revisão constitucional, mas representam a garantia que teremos um dos grandes partidos a defender pontos de vista que consideramos muito importantes na revisão constitucional que entendemos que o País deve fazer”, afiança o partido.
O CHEGA informará hoje o sr. Representante da República na Região Autónoma dos Açores de que se encontra indisponível para viabilizar um governo socialista na Região e, através dos seus deputados eleitos, votará favoravelmente ao governo liderado por José Manuel Bolieiro.
