UMinho desafia comunidade académica a ajudar com recursos digitais 

A Universidade do Minho vai avançar com uma campanha suplementar para que todos os alunos possam ter acesso aos recursos digitais necessários. Esta acção terá início brevemente, segundo o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, e contará com “o espírito de co-responsabilidade de todos os estudantes”, de modo a ajudar colegas que não têm os equipamentos necessários para ter aulas à distância.

Manuel João Costa acrescenta que a UMinho vai tentar explorar a centralização de vários programas que existem no seio da academia minhota, nomeadamente, ao nível da Psicologia e Medicina. A ideia é que estes recursos possam chegar mais facilmente aos alunos que necessitam deles.

Além disso, os Serviços de Acção Social (SASUM) reabriram as candidaturas para o Programa de Apoio Informático a Estudantes. Um serviço, que tal como sucedeu na primeira vaga, correspondem ao empréstimo de equipamentos e pacotes de rede de internet com vista a “mitigar” as dificuldades no ensino à distância. As candidaturas ao programa podem ser feitas através do site dos SASUM.

Apesar das dificuldades o responsável garante que o arranque deste ano lectivo tem corrido de forma “tranquila e segura”, sendo que a academia está “atenta às dificuldades que vão surgindo”.

Fruto da pandemia a UMinho tem adaptado “salas para a transmissões à distância”. O pró-reitor frisa também o contributo das formações intensivas dos docentes, desde Julho, que têm ajudado os profissionais nesta fase em que é premente a utilização das novas tecnologias. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv