“Cartografias da narrativa galega contemporânea” apresentado hoje

Xaquín Nuñez Sabarís, professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, apresenta esta sexta-feira na Livraria Centésima Página, o livro “Cartografias da narrativa galega contemporânea”. Além do autor estará presente Eunice Ribeiro, também do ILCH.
Esta obra é a conclusão do trabalho do investigador que venceu o Prémio Ramón Piñeiro de Ensaio 2019. A publicação analisa de forma inovadora as mudanças de repertório na produção literária galega actual, as dinâmicas de consumo e a expansão dos textos literários para outras plataformas, tendo sido adaptados ao cinema ou a redes televisivas internacionais, como os livros Fariña, de Nacho Carretero, ou “Todo é silencio” e “Vivir sen permiso”, de Manuel Rivas.
O thriller religioso, narcotráfico e romance negro são as temáticas que têm cativado, cada vez mais, os leitores e espectadores.
Um crescimento que tem contribuído para o aumento de um outro fenómeno, o turismo cultural e literário. “Todos querem conhecer as praias em que decorreu, por exemplo, Fariña ou a cidade de Vigo de Domingo Vilar. A ficção está a criar uma potencialidade no âmbito do turismo”, refere em declarações ao UM I&D.
O investigador revelou, aos microfones da Universitária, que está a preparar um novo projecto com o intuito de avaliar o impacto da literatura galega nos sectores financeiro, social, cultural e turístico.
