Antigo vice-reitor da UMinho vence Prémio Camões

Vítor Manuel Aguiar e Silva foi distinguido com o Prémio Camões 2020. O anúncio foi feito esta terça-feira por Graça Fonseca, ministra da Cultura.

Em comunicado, a escolha é justificada pela “importância transversal da sua obra ensaística e o seu papel activo relativamente às questões da política da língua portuguesa e ao cânone das literaturas de língua portuguesa”.

Autor de uma Teoria de Literatura (1967), o escritor e ensaísta tem-se dedicado à investigação da Literatura Portuguesa dos períodos maneirista (século XVI), barroco (século XVIII) e modernista (primeira metade do século XX). 

Ao longo da sua carreira, Vítor Aguiar e Silva teve uma longa ligação à Universidade do Minho. Exerceu as funções de vice-reitor, de professor catedrático e de presidente do ILCH – Instituto de Letras e Ciências Humanas e foi fundador e diretor da revista “Diacrítica” e do CEHUM – Centro de Estudos Humanísticos. 


O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projecção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”.

Foi atribuído pela primeira vez, em 1989, ao escritor Miguel Torga. Em 2019, o prémio distinguiu o músico e escritor brasileiro Chico Buarque, autor de ‘Leite Derramado’ e ‘Budapeste’, entre outras obras.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv