Braga vai aproveitar época baixa para qualificar agentes do turismo e restauração

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga sugeriu a criação de um programa de qualificação dos agentes do sector, durante a época baixa.
Num encontro que decorreu esta segunda-feira, os representantes das instituições de ensino superior e de ensino profissional disponibilizaram-se a elaborar um plano específico de qualificação do sector que foi “bem recebido” pelos empresários presentes.
O ano de 2020 foi fortemente afectado pela covid-19 e depois de um Verão com registos mais animadores, o cenário que se aproxima é “preocupante”. Nessa medida, o IPCA, a Profitecla, a Universidade Católica e a ACB, com docentes da área, podem contribuir para esta qualificação de profissionais das áreas do turismo e da restauração.
A autarquia, em conjunto com estas entidades, pretende “criar acções de formação, com determinadas horas para cada uma das áreas”. Uma formação que será levada a cabo pelos docentes das instituições de ensino “num período em que o trabalho é menor e em que é preciso dar ânimo aos trabalhadores do sector, para melhorar as suas competências”, explica Altino Bessa, vereador do Turismo na CMB.
O programa será desenhado pelas instituições, mas a receptividade dos empresários foi imediata.
“Agradeceram e acharam muito bem que nesta fase se possam colocar os seus trabalhadores a adquirir mais conhecimento para reforçar a qualidade, elemento que distinguirá Braga das ofertas concorrenciais”, acredita.
O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga decidiu também continuar a “intensificar a promoção de Braga junto dos portugueses e dos galegos”.
Para isso pretende lançar mais vídeos promocionais com “outros locais de Braga e outros intervenientes”, além do reforço da marca visitbraga, que em breve contará com um site e uma aplicação.
