Ministro espera criação de 25 mil postos de trabalho qualificado até 2030

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, espera que sejam criados “25 mil novos empregos qualificados em Portugal na próxima década”.
O governante esteve na sessão de abertura do Encontro Ciência – por videoconferência, na sequência do teste positivo à Covid-19 -, encontro que visa promover um debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda e investigação científica. Na sessão, Manuel Heitor assinalou a importância da ciência e da investigação na criação de empregos até 2030.
“Queremos duplicar, até 2030, a despesa pública em investigação e multiplicar por quatro vezes a despesa privada. Queremo-nos posicionar no patamar dos mais desenvolvidos, com 3% da riqueza gerada investida na investigação e desenvolvimento, implicando assim criar 25 mil novos empregos qualificados em Portugal na próxima década”, esclareceu.
O ministro enfatizou também a importância da internacionalização da economia portuguesa. “Portugal tem de evoluir aumentando as suas exportações, é uma evidência clara que só se pode fazer com mais ciência”, alertou.
