Alojamento e bolsas de estudo foram destaque na reunião do BE com os SASUM

Comitiva da coordenadora distrital de Braga do Bloco de Esquerda reuniu com os Serviços de Acção Social da UMinho para se inteirar dos problemas que afectam os estudantes da academia.

A distrital de Braga do Bloco de Esquerda reuniu, esta terça-feira, com o administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), António Paisana. 

No centro da conversa, divulgou o deputado eleito pelo círculo de Braga, estiveram o alojamento e as bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior. 

A falta de camas para estudantes da UMinho tem sido um dos temas marcantes do arranque de mais um ano lectivo. “A capacidade está praticamente esgotada em Braga e está a esgotar-se em Guimarães. Há um Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior que, em Guimarães, tem alguma resposta, mas que não tem andado para a frente. É preciso criar resposta a este nível para fazer com que haja uma capacidade de integração muito maior”, afirmou, no final do encontro, o bloquista.


Segundo revelou José Maria Cardoso, de acordo com o administrador dos SASUM, o Plano Nacional não está a criar respostas em Braga. Recorde-se que a tutela havia passado para os Serviços de Acção Social das universidades a responsabilidade de estabeleceram contactos com unidades de alojamento local, como sendo Pousadas da Juventude ou hostels. “Em Braga, não está a haver resultado, nem uma resposta, em relação a essa situação. Não há capacidade de resposta acrescida em função disso, não tem funcionado”, afirmou 

O deputado apela ao Governo que aposte em “respostas estruturais e não em situações pontuais”.

Alexandra Vieira lembra que, na realidade bracarense, “há essencialmente alojamento privado”, que, “com a especulação imobiliária, causaram dificuldades às famílias que não eram elegíveis para apoios sociais”. Em alguns casos, relembrou, a situação “deu origem a situações de abandono escolar”. “É necessário que a oferta pública de camas possa crescer”, apontou.

José Maria Cardoso referiu ainda que “o aumento de bolseiros também começa a ser evidente”. “É preciso dar resposta a estas situações e isso exige uma nova percepção do que é o papel da acção social ao serviço do ensino superior”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv