A reacção dos partidos com assento parlamentar ao OE 2021

O PSD foi o primeiro partido a reagir e diz que vai estudar o documento. O partido considera que agora é tempo de analisar, a opção “mais respnsável”, considera o responsável.


Afonso Oliveira diz que as jornadas parlamentares vão também analisar o documento, na próxima semana.

O Bloco de Esquerda avisa que divergências com Governo não são de detalhes, mas mantém a porta aberta a negociar até à votação na generalidade.

O Bloco diz “manter a porta aberta” caso o governo queira reequacionar sobre os quatro temas que o partido defende desde o início das negociações: travar a vaga de despedimentos, proteger o SNS com mais profissionais, impedir recursos para o Novo Banco sem uma auditoria e a criação de uma nova prestação social com diferentes regras de acesso.

O limite é a votação na generalidade, altura em que têm de estar inscritas no documento as medidas centrais, a 28 de Outubro.

CDS considera que “este não é o Orçamento que o país precisa”

Cecília Meireles fala de um Orçamento apenas para gastar dinheiro, sem medidas para as empresas, nem para as pessoas, não contando com medidas de alívio fiscal. “Serve para gastar dinheiro público”, diz Meireles.

Diz que OE continua um preconceito contra o setor privdo e numa divisão artificial entre setor público, privado e social, em setores essenciais como a Saúde.

Cecília Meireles considera que este é um Orçamento de esquerda e que motor do crescimento é despesa pública, apenas.

PCP admite que todas as hipóteses de voto estão em aberto

O PCP diz que proposta de orçamento não responde a problemas estruturais nem à pandemia. Nos próximos dias vai aprofundar a análise ao documento apresentado pelo Governo, “recusando chantagens e pressões”, dizendo que vai continuar a bater-se pelas medidas que defende. João Oliveira refere que depende da “resposta global” a definição do sentido de voto do partido e admite qualquer sentido de voto.


PEV diz que OE está longe das necessidades dos portugueses

José Luís Ferreira diz que foram acolhidas algumas medidas dos Verdes, mas outras que ficaram de fora, como a remoção do ambiente, ou plano ferroviário que o partido queria ver aceleradas ou sujeitar a exploração do lítio a uma avaliação estratégica.

PAN fala de análise preliminar, mas considera que é “mais do mesmo”. “A bola está do lado do Governo”.

A deputada Inês Real considera que “a bola está do lado do Governo”, apesar de não se demitir das responsabilidades, ainda faltando um longo caminho. Apesar de remeter uma resposta sobre o sentido de voto para mais tarde, diz que está “muito distante de uma viabilização”. “Está tudo em aberto”, considera a responsável do PAN.

A deputada considera que “não tem um rasgo”, uma resposta diferente à crise social, mas também ambiental.

Fala no entanto, de uma aproximação no apoio social de emergência, pedindo que não sejam colocados entraves.

Considera que deve haver uma revisão dos escalões do IRS, dizendo ser pouco a baixa da retenção na fonte.

Iniciativa Liberal diz que vota contra o OE

O Iniciativa diz que há cem mil milhões de euros de despesa pública, “triste” recorde.

O partido diz que o Orçamento também não prevê qualquer desagravamento fiscal. Fala de um cinismo político sobre a redução da taxa das tabelas de retenção.

“Não há uma” “taxa e taxinha” que seja eliminada. Sobre o Novo Banco, o Iniciativa Liberal fala de uma “mistificação total” e uma “atrapalhação” do Governo nas respostas do Governo a este tema.


Cotrim de Figueiredo diz que falta ao documento uma referência aos investimentos dos fundos comunitários e não vê “uma linha” no OE sobre a forma como serão recuperadas as consultas e cirurgias adiadas no SNS. De igual forma, não há referência à recuperação de atrasos na Educação. Considera que o OE já mostra a “fatura da negociação com a esquerda”.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv