Bike Atitude. O projecto de inclusão que leva o trial bike a três bairros de Braga

Uma bicicleta. Material de protecção. Vontade de aprender. Atitude. Estes são os requisitos necessários para integrar o projecto de integração social ‘Bike Atitude”, promovido pela Trial Portugal, uma equipa de trial nike, no âmbito do Portugal Inovação Social.
Depois de Porto e Barcelos, a equipa bracarense trouxe a iniciativa até ao Bairro das Andorinhas, Enguardas e Picoto, em Braga.
O ‘Bike Atitude’ foi apresentado esta quarta-feira e visa desenvolver competências sociais e pessoais nas crianças e jovens mais desfavorecidos.
Daniel Sousa, um dos cinco elementos da equipa, adiantou que “o projecto vai funcionar semanalmente, sempre às 18h30 e durante 90 minutos, às terças-feiras no Bairro das Andorinhas, às quartas no Picoto e às quintas nas Enguardas”. O objectivo é envolver “cerca de 40 crianças e jovens por bairro”. Um número que, acredita Jorge Costa, vice-presidente da Associação de Moradores, vai ser cumprido nas Andorinhas.
“Iniciativas destas são sempre benvindas”, acrescentou. No Bairro das Andorinhas vivem perto de mil pessoas, cerca de metade são crianças. O vice-presidente da Associação aproveitou para dar conta de que as crianças e jovens do bairro já contam com explicações ao sábado de manhã, com professores voluntários.
“É um projecto pioneiro em Portugal, criado no seio da Trial Portugal, que já iniciou no Porto e em Barcelos, há um ano, e, pelos resultados alcançados, motivou-nos lançar também em Braga, terra natal da equipa”, justificou Daniel Sousa. As inscrições são gratuitas, mas necessárias. Os participantes devem apenas apresentar-se com roupa desportiva, sendo todo o material disponibilizado pela equipa, desde bicicletas, a capacetas, equipamento de segurança, pistas e estruturas.
“É uma modalidade que apela à concentração e à auto-confiança. Queremos passar este gosto pela bicicleta”, acrescentou.
A equipa, criada em 2009, conta com João Sousa, Tiago Sousa, Daniel Sousa, Luís Araújo e Pedro Araújo. A Trial Portugal é uma equipa de ciclismo, que além da sua actividade de competição e promoção da utilização da bicicleta, desenvolve e implementa projectos de inclusão através do desporto. A equipa já venceu seis Campeonatos Nacionais e sete Taças de Portugal de Trial Bike, em competições homologadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo, assim como já participou em nove edições da Volta a Portugal em Bicicleta, como equipa dinamizadora do público.
“Braga é o terceiro maior investidor social, do ponto de vista das autarquias, a nível nacional”
O projecto é patrocinado pelo programa Portugal Inovação Social, sendo o município de Braga a assumir o papel de investidor social. Neste caso, a autarquia “assume um financiamento de 45 mil euros, em três anos”.
“Noutros projectos em que estamos envolvidos, temos verbas que rondam os 140 mil euros de investimento, o que faz de Braga o terceiro maior investidor social, do ponto de vista das autarquias, a nível nacional”, frisou o presidente da Câmara, Ricardo Rio. Em Portugal existem mais de 700 investidores sociais.
O projecto, reforçou o autarca, “tem muito foco nas camadas jovens das comunidades mais desfavorecidas do ponto de vista social e economico e pretende através do desporto contribuir para a sociabilização, formação e aquisição de valores e boas práticas, que os beneficiem a sua vida em comunidade”.
Para Ricardo Rio “esta é uma forma diferente de abordar a prática desportiva”. O autarca entende estarem reunidas todas as condições de segurança para a sua prática, uma vez que se trata de uma iniciativa ao ar livre que não exige grandes grupos e onde todos os equipamentos são higienizados.
