Coligação empurra prolongamento do túnel das piscinas para 2021-2025

O prolongamento do túnel das piscinas, nas imediações do Braga Parque,  vai constar como proposta da coligação Juntos por Braga no programa eleitoral às eleições autárquicas de 2021. Depois do assunto ter voltado à discussão na reunião de câmara do passado dia 21 de Setembro – tal como a RUM noticiou, – o presidente e recandidato à CMB, Ricardo Rio, admite à RUM que a obra nunca poderá decorrer em simultâneo com a do Nó de Infias e confirma que a mesma vai constar como um dos projectos bandeira do programa a apresentar ao eleitorado no próximo ano.

“As obras (Nó de Infias e Av. Padre Júlio Fragata) não poderão ser simultâneas e essa é uma das nossas preocupações. No topo das nossas prioridades está obviamente a resolução da situação de Infias”, esclarece.

A obra do Nó de Infias será financiada e desenvolvida em conjunto com a Infraestruturas de Portugal. Em breve será lançado o concurso do projecto cujo resultado só deverá ser conhecido no final de 2021. Depois disso, ainda se exigem outros passos até ao lançamento do concurso internacional para a obra, identificação do vencedor, entre outros procedimentos até o eleitorado ver trabalho no terreno.

Recorde-se que em Abril de 2019, Ricardo Rio e Miguel Bandeira apresentavam publicamente quatro projectos que visavam “desatar o Nó de Infias” com as previsões a apontarem para o início dos trabalhos em 2021.

Na reunião de câmara do passado dia 21 de Setembro, o vereador do PS, Artur Feio questionou novamente Ricardo Rio sobre as soluções para resolver os problemas de trânsito na Avenida Padre Júlio Fragata, acusando o executivo de nunca apresentar os estudos e sugerindo também a semaforização como uma resposta com menos custos. Na resposta, tal como a RUM noticiou no passado dia 21, Ricardo Rio e o vereador Miguel Bandeira recusavam a alternativa socialista apontando como solução o prolongamento do túnel, mas não para já, dado o investimento avultado que se exige para tal concretização.

Agora, o líder da coligação (PSD/CDS-PP/PPM) assume que a proposta vai constar do próximo programa eleitoral. “A solução que vamos adoptar, porque queremos concretizar esse objectivo, é a do prolongamento do túnel, mas obviamente que só o poderemos fazer num próximo mandato porque não temos recursos para esse efeito no próximo ano”, esclarece o autarca social democrata.

Questionado sobre se esta obra será o projecto bandeira do próximo programa da coligação Juntos por Braga, Ricardo Rio responde: “Sim. Será um dos investimentos mais avultados e com impacto estruturante na organização da cidade mais significativo”, conclui.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv