Basílica dos Congregados recebe sete concertos de música de câmara

Ao longo de três meses, mais de uma dezena de músicos nacionais e internacionais vão actuar na Basílica dos Congregados, em Braga. A iniciativa, apresentada esta quarta-feira, arranca a 10 de Outubro e divide-se por mais seis datas, sempre às 19 horas.

O primeiro concerto será protagonizado por um sexteto de cordas, formado por Ilya Grubet (violino), Miguel Simões (violino), Toby Hoffman (viola de arco), Dana Zemstov (viola de arco), Varoujan Bartikian (violoncelo) e Kyril Zlotnikov (violoncelo), que substitui Gary Hoffman, residente em Paris, impedido de viajar para Portugal por causa da pandemia.

Seguem-se as performances do quinteto de clarinete composto por Telmo Costa (clarinete), Miguel Simões (violino), Félix Duarte (violino), Lourenço Sampaio (viola de arco) e Fernando Costa (violoncelo), no dia 17, e de um trio com piano, com a participação do violinista Miguel Simões e do violoncelista Pavel Gomziakov, além do pianista Vasco Dantas.

Em Novembro, no dia 13, realiza-se o recital de órgão protagonizado por Giampaolo di Rosa e, a 17, a actuação da Camerata de Cordas da Universidade do Minho, acompanhada por Filipa Lima (flauta transversal). A propósito das comemorações dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, a 7 de Dezembro, haverá um concerto do pianista Sander Sittig e novamente do violinista Miguel Simões. O cartaz fecha no penúltimo dia do ano com a actuação do Com.Cordas Ensemble.


Ao longo do evento serão interpretadas obras de músicos como Mozart, Tchaikovsky, Brahms, Mozart ou Bach. Na conferência de imprensa de apresentação, que decorreu na Basílica dos Congregados, o director artístico Miguel Simões explicou que o objectivo passa por “apresentar um programa diversificado, desde o período barroco até ao romantismo, com obras primas da música clássica e nas mais diversas formações”. 


O violinista, que participa na maioria dos concertos, destaca “a conjugação de músicos experientes com carreira internacional com jovens músicos ligados a Braga e à academia”.

Protocolo entre CM Braga e SuonArt reajustado devido à pandemia

Miguel Simões é secretário geral da associação cultural SuonArt, que organiza o evento em colaboração com a Câmara Municipal de Braga. A parceria insere-se no protocolo assinado em 2016 e renovado em Fevereiro pelas duas entidades, que teve de ser adaptado por causa da actual situação sanitária.

“Na impossibilidade de cumprir o acordo previamente estabelecido”, que consistia, por exemplo, na continuidade do projecto ‘Património Musical’ em várias freguesias do concelho, a vereadora da Cultura explica que aconteceu “uma reconversão do protocolo”. “Havia uma dificuldade efectiva de ir para o terreno e continuar com estas sinergias. Por isso, procurámos que a parceria pudesse ser estabelecida sob outro formato”, refere Lídia Dias.

Por espectáculo, haverá um limite de 76 pessoas na assistência, sendo que os concertos poderão ser visionados em diferido no Facebook da Câmara Municipal de Braga. A entrada é gratuita, carecendo, no entanto, do levantamento de bilhetes, que serão disponibilizados uma semana antes de cada actuação na recepção da Basílica dos Congregados.

Programa


· 10 de Outubro – Sexteto de Cordas (Obras de J. Brahms e P TchaiKovsky)

· 17 de Outubro – Quinteto de Clarinete (Obras de W. A. Mozart e J. Brahms)

· 31 de Outubro – Trio com Piano (Obras de L. van Beethoven e J. Brahms)

· 13 de Novembro – Recital de Órgão (Obras de J.S. Bach, G. Tartini e G. Rosa)

· 27 de Novembro – Camerata de Cordas da UMinho (Obras de C.P. Bach, J.S. Bach e A. Vivaldi)

· 17 de Dezembro – Comemoração dos 250 anos do nascimento de Beethoven

· 30 de Dezembro – Octeto de Cordas (Obras de F. Mendelssohn e D. Shostakovich)

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv