Alojamento. Preços praticados em Guimarães dividem novos alunos da UMinho

Ainda não há aulas, mas alguns alunos que ingressaram agora na Universidade do Minho já circundam o Campus de Azurém, tal como acontece em Gualtar. Neste momento, a principal preocupação é arranjar alojamento.

Dois dias depois de serem conhecidas as colocações referentes à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e a uma semana do arranque do ano lectivo, a procura por habitação intensifica-se. “Num primeiro plano não está a parecer muito fácil”. Directamente de Vila Real, Tomás Morais está no início da prospecção. 


A ideia passa, em primeiro lugar, por comparar os preços e as condições dos alojamentos privados com os das residências universitárias para depois “arranjar o melhor possível”. Apesar da dificuldade inicial, o novo aluno de Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação considera que “os preços são bastantes razoáveis tendo em conta a realidade, por exemplo, do Porto”.


Mais adiantado no processo de escolha de habitação, João Yakubets, colega de curso de Tomás, refere que tem “duas opções em vista”, cujo custo mensal varia entre os 250 e os 300 euros. “Já estava à espera destes preços. Agora a ideia é partilhar casa com outra pessoa. Quanto mais perto da universidade, melhor”, refere o estudante natural de Barcelos.

Além de uma localização próxima do campus e de um preço acessível, os estudantes procuram também senhorios que emitam recibos de forma a que possam deduzir as suas despesas no IRS. Esse é um parâmetro exigido por Tiago Loureiro. “Preciso dos recibos também para a bolsa de estudo, mas há muita gente que não passa”, lamenta o aluno do curso de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores.


O jovem natural de Nelas refere que os preços que encontrou até agora, entre os 220 e os 240 euros, com despesas incluídas, estão “um pouco acima” do que pensava. Daí que esteja a pensar noutra solução. “Vou candidatar-me às residências, mas, enquanto não saem os resultados, como são muitos quilómetros [entre Nelas e Guimarães], quero arranjar casa para estes primeiros dias”. 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv