Sofia Saldanha apresenta novo documentário no Gnration

O documentário sonoro “A Trovoada”, de Sofia Saldanha, vai ser exibido esta sexta-feira (22h00) no GnrationTrata-se do novo trabalho da galardoada artista, que regressa à sua cidade natal para apresentar um documentário que explora as várias facetas das trovoadas, através de histórias, antigas e recentes, que deixaram marcas irreparáveis em pessoas e lugares.


Entrevistada pela RUM, Sofia Saldanha explica que o seu documentário quer dar a conhecer o fenómeno natural através da cultura popular, rejeitando um cariz científico. “Não me interessava fazer um programa que tivesse muito a ver com ciência e então fui falar com algumas pessoas”, desvenda a artista que fala também na ideia “da viagem, de andar à procura” presente n’ “A Trovoada”.

Sofia Saldanha tem um percurso de vários anos na área do documentário sonoro, tendo ganho inclusivamente o Best New Artist Award no Third Coast International Audio Festival, em Chicago, nos Estados Unidos, em 2010. A sua carreira – que vai desde o retrato ao quotidiano de um grupo de assistentes de um museu de arte, em Londres até à vida e obra de Fernando Pessoa – começou aqui, na Rádio Universitária do Minho, uma experiência determinante para o que se seguiu na vida da artista.

“Aqui, a grande escola era o facto de existir uma liberdade criativa total. Quando havia uma ideia, fazia-se, não havia fronteiras”, recorda.

Além dos documentários independentes que vai produzindo e realizando, Sofia Saldanha é ainda membro da In The Dark, em Lisboa, associação criada para divulgar trabalhos radiofónicos mais criativos.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv