Shinzo Abe demite-se do cargo de primeiro-ministro de Japão

Shinzo Abe demitiu-se da liderança do governo do Japão, por motivos de saúde, confirmou esta sexta-feira, 28 de Agosto, um membro do Partido Liberal Democrata.
Segundo os meios de comunicação locais, Shinzo Abe, de 65 anos, sofre de uma doença digestiva crónica, que já o forçou a abandonar as funções governativas em 2007. No entanto, não foi confirmado oficialmente que será esta condição a responsável pela demissão agora anunciada.
As preocupações com o estado de saúde de Abe voltaram à discussão pública no início do verão e intensificaram-se este mês, quando o governante deu entrada por duas vezes num hospital de Tóquio, para realizar exames.
Na primeira vez que ocupou o cargo, Abe demitiu-se abruptamente, em 2007, também devido a problemas de saúde. Estava na liderança do atual Governo desde o final de 2012, um recorde de longevidade para um primeiro-ministro japonês.
A notícia da saída de Abe motivou perdas generalizadas no mercado acionista do Japão: o índice Nikkei fechou o dia a perder 1,41%, depois de ter chegado a desvalorizar 2,65%, enquanto o Topix deslizou 0,68%, após descer um máximo de 1,55%.
Negócios
