“Estamos sempre a apontar o dedo a quem tem de limpar o lixo e não ao infractor”

Altino Bessa defende que as pessoas que deitam lixo para o chão deviam ser mais responsabilizadas. Na conferência de imprensa relativa ao projecto ‘Live nature, live together’, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga abordou os hábitos dos cidadãos nessa matéria.

Segundo o responsável autárquico, existe um consenso generalizado de que “o infractor tem quase o benefício da dúvida porque pode deitar o lixo onde quiser que as notícias nunca vão no sentido da condenação efectiva de quem tem falta de civismo e precisa de ser reeducado”. “Estamos sempre a apontar o dedo a quem tem de limpar o lixo e não ao infractor”, acrescenta.


No entender de Altino Bessa, “muitas pessoas gostam de criticar quem não limpa, imputando sempre responsabilidades às entidades públicas”. Avaliando o impacto que algumas fotografias têm nas redes sociais, o vereador considera que há quem se aproveite da situação. “É fácil pegar em três bocados de lixo e colocar num canto qualquer e depois tirar fotografias e publicar dizendo que há um crime ambiental num ou noutro local”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv