Autarca de Priscos frustrado com descargas constantes no rio Este

Israel Pinto apela à população para que fiscalize e denuncie na tentativa de "envergonhar" os que praticam este crime ambiental

O presidente da Junta de Freguesia de Priscos, Israel Pinto, volta a reclamar mais acção que permita encontrar os responsáveis pelas constantes descargas no rio Este que atravessa aquela freguesia de Braga.

No último sábado, o rio Este voltou a ser alvo de uma descarga e Israel Pinto, autarca independente, confessa mais uma vez a frustração por não conseguir punir os infractores. 

Aos microfones da RUM denuncia as descargas “recorrentes apesar de todos os esforços da junta de freguesia com associações privadas e públicas na tentativa de sensibilizar para a limpeza do rio”. 

“Curiosamente é sempre ao fim-de-semana, ao sábado. No local, apesar da imensa carga poluente, só temos suspeitas de um colector principal que tem muitos outros secundários ligados”, acrescenta. 

Segundo o presidente da junta de Priscos, a descarga é feita no Parque Industrial de Celeirós e “há suspeitas de uma ou outra empresa”, mas todos os contactos com as autoridades e com a Câmara Municipal de Braga ainda não resolveram o problema. Israel Pinto apela à população para que também fiscalize e denuncie este “crime ambiental horrendo”, numa altura em que já apareciam peixes e outras espécies.

Lembrando que é necessária uma ordem judicial para entrar nas empresas, o autarca admite que “nem sempre é fácil” chegar ao infractor ainda que a cada descarga sejam chamadas as autoridades. No passado já foram encontrados alguns infractores, mas as justificações apresentadas resultavam em multas “irrisórias”, constata.

“Todos sabemos que estas descargas acontecem com frequência e nos mesmos locais. Vamos envergonhar essas empresas para que de uma vez por todas deixem de poluir o nosso rio”, atira.

O presidente da junta de freguesia de Priscos assume que o município tem estado sempre pronto a ajudar mas talvez “não tenha os mecanismos que gostaria de ter para por termo a estas descargas”, aponta.

Israel Pinto sugere “intervenções nos leitos do rio Este” para que seja sempre “transitável” na zona de Priscos à semelhança do que acontece entre o INL e a Bosch. “A acessibilidade do rio Este entre a Bosch e o INL, com a visibilidade de todos, a poluição é praticamente nula. Até Priscos, toda esta área é praticamente intransitável junto ao rio, queremos que seja transitável para que as pessoas passem e estejam atentas”, exemplifica.  

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv