“Os dentes do Tejo” vence Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal

“Os dentes do Tejo”, da autora Evelina Gaspar, é a obra vencedora do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2020. Trata-se de um romance que, segundo a avaliação dos júris, utiliza com criatividade o cenário de um rio. 


Nesta obra Evelina Gaspar propõe “um jogo de espelhos, num insistente paralelismo entre a vida humana e a sua interdependência do rio Tejo, em sequências narrativas bem articuladas e num encadeamento inesperado para o leitor, fazendo do Tejo uma personagem entre as outras muito humanas personagens do romance”.


Além do romance de Evelina Gaspar, o júri atribuiu duas menções honrosas, a “Theatron”, da autoria de Paulo Jorge Vicente, e “A Elegância dos Costumes”, de Francisco Mota Saraiva.

O júri foi presidido pelo jornalista e romancista João Céu e Silva, e composto pelos escritores Maria João Carrilho, Marta Oliveira Santos, João Morgado e João Nuno Azambuja.

O Prémio Nacional de Literatura é atribuído pelo Lions Clube de Portugal, com o apoio da Fundação Lions, numa acção coordenada pela Dra. Isabel Moreira. A Guerra e Paz, editora associada a este prémio, em parceria com o Lions Clube, publicará “Os Dentes do Tejo”, de Evelina Gaspar, em Agosto deste ano, com lançamento previsto para a Feira do Livro de Lisboa e distribuição em todo o país.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv