“Podemos fazer jantares de família com as devidas precauções”

O subdiretor-geral da Saúde terminou a conferência de imprensa desta terça-feira lembrando que ainda há transmissão do coronavírus em Portugal e que, por isso, não se pode passar do ’80 para o 8′ em termos de cuidados a ter para evitar a propagação.

Diogo Cruz refere que é agora permitida “mais liberdade e mais permissões”, mas alerta que é preciso manter cuidados já que “ninguém quer uma segunda onda”. “Devemos fazer o nosso papel”, refere.  Isso pode passar por voltar a fazer jantares de família com as devidas precauções e distanciamento social. “Não o podemos fazer nos moldes que fazíamos antes”, avisa.


Já o secretário de Estado reconhece que há uma diminuição no número de testes realizados durante o fim de semana. O governante garante, no entanto, que isso não se verifica por falta de oferta, mas devido à diminuição da procura destes testes. António Lacerda Sales sublinha que foram realizados mais de 459 mil testes desde o início de Março e que estão a ser feitos mais de 44 mil testes por milhão de habitantes.


A realização de provas para acesso por parte dos médicos às várias especialidades foi interrompida a 18 de Março. No entanto, será agora retomada, de acordo com o secretário de Estado, a partir de 8 de Junho, processo que deve ficar concluído até 3 de Julho. Durante a pandemia foram contratados mais de 2.300 profissionais de saúde, dos quais mais de 700 enfermeiros e mais de uma centena de médicos.



RTP



Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv