Fibrenamics lança manual para criação de máscaras e outros equipamentos

Depois de muitas solitações de profissionais de saúde e empresas sobre os materiais a utilizar para equipamentos de protecção individual, nomeadamente as máscaras, a equipa da Fibrenamics decidiu lançar um whitepaper sobre máscaras de protecção individual e outros equipamentos como batas ou luvas.
Na internet, é possível consultar um manual detalhado sobre os materiais e certificações. Ouvido pela RUM, Raul Fangueiro, coordenador da plataforma internacional da UMinho Fibrenamics, refere que são documentos “que a cada momento vão tendo informações novas” e que podem ser consultados de forma gratuita.
Raul Fangueiro sublinha que “é essencial” seguir as orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) que classifica os níveis de protecção das máscaras (3).
“O nível I é para pessoas com nível de risco baixo, a utilização de máscaras sociais utilizadas pelo cidadão comum”, explica.
Segue-se o nível II, de risco maior. Máscaras utilizadas por profissionais que estão em contacto directo com outras pessoas, “como polícias, bombeiros, pessoas que têm comércio aberto em que o nível de risco é maior”.
O nível III de máscaras é para profissionais de saúde “com níveis de risco mais elevados”, acrescenta.
DGS, Citeve e Fibrenamics são os sites indicados para aceder a toda a informação necessária. Na opinião do docente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a população tem “informação suficiente”.
