Último fim-de-semana foi aquele em que os portugueses menos ficaram em casa

Desde que foi decretado o estado de emergência, a 19 de Março, foi no último fim-de-semana, a 18 e 19 de Abril, que os portugueses menos ficaram em casa. Apenas 63,9% permaneceu no domicílio, uma percentagem “inferior ao valor verificado no fim-de-semana anterior à declaração do estado de emergência”. Relativamente a esta segunda-feira, os dados mostram que foi o início de semana em que se registou o valor mais baixo de confinamento, com 58% das pessoas permanecerem em casa.


Os dados foram revelados pela consultora PSE, que tem analisado a mobilidade de 3670 pessoas através de uma aplicação no telemóvel – (com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel).


Segundo a análise, os valores mais baixos de isolamento foram registados a 8 de Abril (uma quarta-feira, com 54% das pessoas monitorizadas em casa) e a 17 de Abril (sexta-feira, com 51% das pessoas em casa).

Em sentido inverso, o domingo de Páscoa foi o dia que registou a mais alta percentagem de isolamento (79%).

“A tendência é de um evidente relaxamento dos portugueses, ainda que ligeiro, em relação à recomendação de confinamento”, considera a empresa, ainda que para o coordenador do projecto, Nuno Santos, seja “ainda cedo para tirarmos conclusões”. Ainda assim, “a tendência dos últimos dias é no sentido do decrescente confinamento”. 

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv