ASMAV celebra 25 de Abril a debater impacto da Covid na democracia

A Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) vai assinalar o Dia da Liberdade a falar sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na democracia.
Na sexta-feira, um dia antes do 25 de Abril, a ASMAV promove um debate – transmitido online no Facebook da associação às 18 horas – subordinado ao tema “Está a pandemia a ameaçar a democracia?” com a presença dos politólogos André Freire e José Adelino Maltez e do professor e sócio da Associação, Francisco Teixeira.
À RUM, Francisco Teixeira explica que o debate quer abordar o modo como a pandemia da Covid-19 poderá estar a condicionar a democracia em Portugal, sobretudo desde a entrada em vigor do Estado de Emergência. A declaração de emergência, comenta Francisco Teixeira, tem limitado “liberdades e garantias individuais, num cenário não antes visto do 25 de Abril”.
O associado refere que será ainda discutida a possível implementação da georreferenciação – recurso que localiza doentes de covid-19 por telemóvel como medida de rastreio obrigatória -, e a polémica associada às celebrações do Dia da Liberdade no Parlamento.
Depois do debate, será transmitida, às 22 horas, uma curta-metragem alusiva ao trabalho social e cívico da ASMAV, comemorativo e homenageando o 25 de abril de 1974. O debate e o filme podem ser vistos, na sexta-feira, aqui.
