Covid-19. Ministério da Saúde já contratou mais de 1.800 profissionais

Para ajudar a combater a pandemia provocada pela Covid-19, o Ministério da Saúde já contratou mais de 1.800 profissionais. Os números foram avançados esta quarta-feira por António Sales na conferência de imprensa diária sobre a evolução da doença em Portugal.

Os acordos formalizados com médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos têm a duração de quatro meses. No entanto, de acordo com o secretário de Estado, os contratos podem ser no futuro “prorrogados por igual período de tempo”.

Na conferência de imprensa diária, a directora-geral da Saúde fez um balanço das mortes – Covid-19 e não Covid-19 – verificadas desde o início de 2020 e até ao dia de ontem, comparando com os cinco anos anteriores. Olhando para os dados divulgados por Graça Freitas, morreram mais 439 pessoas em relação à média dos anos antecedentes.

Nos primeiros dois meses, houve uma diminuição do número de óbitos – menos 689 em Janeiro e menos 580 em Fevereiro -, justificada pela existência de “um Inverno bastante ameno e com uma baixa época gripal”. No entanto, devido ao surgimento do novo coronavírus, os números dispararam em Março – mais 542 mortes – e em Abril – mais 1.666 -, afectando “sobretudo pessoas com 85 anos ou mais”. 


“Entre 24 de Março e 4 de Abril houve, de facto, um pico, com mais mortalidade que o habitual na linha de base. Os dados estão agora a baixar, aproximando-se dos valores normais”, refere. Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, já faleceram 785 pessoas devido à Covid-19.



SNS disponibiliza plataforma para auxiliar cidadãos surdos

Está a funcionar desde terça-feira uma plataforma para ajudar cidadãos surdos relativamente à Covid-19, que poderá ser utilizada também em hospitais e centros de saúde. O sistema está disponível todos os dias e a qualquer hora e integra seis intérpretes de língua gestual portuguesa.

Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, explica que esta população tem agora acesso a uma funcionalidade na linha SNS 24, que consiste em vídeo-chamadas nas quais “o intérprete faz a mediação entre o utente e o enfermeiro”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv