Norte e Centro recebem 40 dos 66 novos ventiladores

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, anunciou na habitual conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus que este domingo chegaram a Portugal 66 novos ventiladores oriundos da China. Destes, três foram adquiridos por autarquias.
Quanto à distribuição dos equipamentos, que será feita de imediato, o secretário de Estado refere que “40 ficarão na zona Norte e Centro e os outros 23 serão distribuídos pelas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve”.
António Sales anuncia também que esta semana, de acordo com as previsões do Governo, devem chegar 5 mil testes rápidos que vão permitir diagnósticos de infecção por covid-19 em cerca de 45 minutos a uma hora. Estes testes foram “validados pelo Infarmed” e são considerados “fiáveis”. O secretário de Estado da Saúde lembra que os testes de biologia molecular, com resultados rápidos, serão prioritários para situações “urgentes” como em casos de pré-cirurgia e grávidas.
Já no que toca à taxa de ocupação dos cuidados intensivos em Portugal esta situa-se nos 54%.
Portugal vai utilizar plasma de doentes recuperados para tratar a Covid-19.
António Sales declarou que até ao final do mês de Abril é espectável que estejam reunidas todas as condições para avançar com os ensaios clínicos para a utilização de plasma de doentes recuperados como tratamento do vírus SARS-COV-2.
Neste momento estão ser analisados factores como o consentimento informado e a tecnologia necessária para o arranque dos ensaios clínicos.
Segundo o secretário de estado, os estudos serão realizados inicialmente “em doentes moderados/graves e não muito graves como, muitas vezes, tem sido transmitido”.
No início de Maio, todos os lares da zona norte devem ter já feito o rastreio à Covid-19.
De acordo com a Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas, há neste momento um plano intenso de testagem para os lares. No início do mês de Maio serão realizados testes de rastreio “de forma intensiva na zona norte do país”, sendo que, posteriormente, estes irão cobrir todos os lares do país.
A estratégia passa por realizar “rastreios profissionais”, ou seja, aos funcionários que trabalham nesses lares de idosos de modo a garantir que não transmitem o vírus aos utentes.
*Vanessa Batista.
