Governo anuncia 3,7ME para imprensa local e regional

O Governo vai destinar uma verba de 15ME para a aquisição antecipada de espaço para publicidade institucional nos órgãos de comunicação social portugueses. 25% dessa verba (3,75ME) será destinada aos órgãos de comunicação local e regional, anunciou esta tarde a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

O montante é destinado à aquisição antecipada de espaço para publicidade institucional que será feita “através de televisão e rádio, em programas generalistas, temáticos e informativos e através de publicações periódicas de informação geral”.

O Governo vai na próxima semana decidir como “antecipar compra de publicidade institucional que será organizada de forma transversal a todos os serviços de administração pública que precisem de comunicar de forma organizada, regras de funcionamento e informação diversa”.

“Precisamos mais do que nunca de comunicar e informar as pessoas de uma forma que trasmita segurança na informação que recebem”, sustentou.

A publicidade institucional “ganha um papel mais relevante”. Nos termos da lei, a publicidade institucional pretende difundir mensagens mediante o pagamento de espaços publicitários.

Graça Fonseca sustentou que o Governo “está a actuar em nome do interesse público”. A publicidade vai ser orientada para campanhas da DGS, causas sociais e humanitárias e campanhas para a literacia mediática. “A aposta na literacia mediática é muito importante para garantir que combatemos a desinformação”, sublinha, além de campanhas “para a divulgação de actividades e programação cultural”.

O diálogo com a ERC “já foi iniciado”. A Entidade Reguladora para a Comunicação social terá uma participação “importante” nesta nova fase, disse. 

Graça Fonseca lembrou ainda que a comunicação social é “um pilar fundamental da democracia”. 

“Precisamos mais do que nunca de ter jornalismo livre, independente e plural, num tempo em que precisamos mesmo de garantir que todos os cidadãos têm acesso a informação fidedigna”, acrescentou.

Sobre a reabertura progressiva da vida social, económica e cultural a partir de Maio, a Ministra da Cultura, referiu que será possível programar alguma reabertura (na área da cultura).

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Mil
NO AR Mil A seguir: Livros com RUM (rep.) às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv