CMB custeou 1300 testes em lares de idosos do concelho

O Município de Braga já custeou mais de 1300 testes que se realizaram nas últimas semanas em lares de idosos do concelho. Ricardo Rio explica que o problema não está no investimento do município nesta matéria, mas sim na falta de mais testes para intensificar a medida.

Ouvido pela RUM esta segunda-feira, Ricardo Rio assumiu que as dificuldades de aquisição no mercado continuam a verificar-se. “Estes testes que foram realizados a expensas da autarquia já representam mais de 100 mil euros de investimento directo até ao momento, mas a questão que se coloca não é o custo, é o número de testes no mercado, quer no sector público, quer no sector privado”, assume.

O autarca de Braga insiste que a realização de mais testes “é a primeira prioridade” para dar resposta a esta pandemia, sublinhando a preocupação com os lares de terceira idade, com maiores riscos de contágio.

Nos últimos dias, Ricardo Rio veio a terreiro reclamar transparência na disponibilização de dados actuais aos autarcas, sustentando que “é fundamental ter noção dos dados reais de número de infectados, de número de testes realizados, do número de pessoas à espera de testes, do número de óbitos, de capacidade instalada das unidades de saúde”. Informação “preciosa” para a capacidade de resposta dos municípios, entende o autarca de Braga.

Até às seis da tarde deste domingo, o concelho de Braga contava 652 pessoas infectadas e 26 vítimas mortais. 

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv