Braga recebeu 30 mil máscaras e 500 kits médicos

O concelho de Braga recebeu esta terça-feira 10 mil máscaras descartáveis e 500 kits médicos de protecção individual contra a covid-19. Os equipamentos foram doados pela cidade chinesa de Shenyang. Para além disso a cidade dos arcebispos recebeu também 20 mil máscaras cedidas pelo empresário Carlos Vieira, da empresa têxtil Pocargil, da Póvoa de Lanhoso.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considerou estas acções como de “enorme altruísmo por parte destas instituições”, sendo que todo o material vem ajudar a suprimir as necessidades identificadas nas IPSS´s, lares do concelho de Braga e nos serviços municipais da Protecção Civil.
A par desta doação, Shenyang (cidade com a qual Braga possui um acordo de amizade e que em breve irá terminar em geminação) disponibilizou-se para partilhar os seus conhecimentos na luta contra a covid-19. Caso seja necessário, os parceiros estão disponíveis também para prestar auxílio na gestão da situação para facilitar o contacto com unidades de produção de material médico que seja necessário.
“Shenyang tem vindo a colaborar com a Cidade de Braga nesta luta contra a Covid-19. Já tivemos uma videoconferência com responsáveis chineses para partilha de procedimentos, recebemos ainda esta semana um guia bastante completo onde é relatado todo o processo de luta contra a Covid-19 em Shenyang e também nos ajudaram a efectuar uma compra de material de protecção na China, que deverá chegar a Braga durante o mês de Abril”, adiantou Ricardo Rio, explicando que esse material que foi adquirido, bem como uma doação efectuada por outro empresário português, chegará a Braga também transportada do mesmo modo.
Recorde-se que este material chegou a Portugal no passado domingo num avião da TAP fretado pelo Estado Português.
