IB-S e INL já testam Covid-19. EMUM está a desenvolver alguns modelos

O Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho (IB-S) e o Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL) começaram, esta segunda-feira, a testar casos suspeitos de Covid-19. O anúncio foi feito pelo vereador do Partido Socialista, Artur Feio, na reunião de Câmara, esta tarde.
“As duas entidades estão, neste momento, a fazer trabalho 24 sobre 24horas, mas não têm noção da capacidade efectiva de resposta”, acrescentou Artur Feio, apelando ao presidenta da autarquia para que estes testes “revertam
a favor daqueles que mais precisam, nomeadamente lares e bombeiros”.
Na reunião do executivo municipal, Ricardo Rio avançou também que “num futuro próximo” poderá haver “uma participação mais activa da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que tem em desenvolvimento alguns modelos de testes que estão à espera de acreditação, para desenvolver em paralelo com o hospital e o centro de rastreio Covid-19″.
O autarca fez ainda saber que “estão a priorizar situações tipificadas para a realização de testes, como funcionários que estão a entrar de novo nas instituições e utentes que estejam com sintomas”.
