“Pretendemos duplicar a capacidade de ventilação em Portugal”

A indicação é clara. Apesar de não referir números concertos, o secretário de Estado da Saúde manifestou a vontade de “duplicar a capacidade de ventilação em Portugal”. Na conferência de imprensa diária relativa à evolução da pandemia, António Sales voltou a afirmar que é preciso que se esteja “preparado para o pior e esperar o melhor”.

Nos últimos dias tem havido um abrandamento no crescimento do número de pessoas infectadas. Contudo, para o responsável do Governo, “ainda é cedo” para tirar conclusões, destacando que “o grau de incerteza é grande”. Em contra-partida, os casos de cidadãos internados nos cuidados intensivos tem aumentado. 


Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, justifica a subida de doentes graves com a “estrutura etária” da população em Portugal, “um país envelhecido”, o que potencia o risco não de contaminação, mas sim de complicações com a Covid-19.

Na conferência de imprensa, António Sales destacou o aumento da capacidade da linha SNS 24, referindo que foi uma das ferramentas que “mais se transformou” devido à pandemia. “A linha SNS 24 atende actualmente mais de 18 mil chamadas por dia, sendo que antes do surto atendia, em média, cinco mil chamadas. Em Março foram atendidas mais de 300 mil chamadas”, refere o secretário de Estado da Saúde, acrescentando que a linha conta actualmente com mais de 1.400 profissionais de saúde.


Relativamente à testagem, em jeito de balanço mensal, o secretário de Estado da Saúde adiantou que foram processadas mais de 69 mil amostras em Março, quase 40 mil na semana passada. “É mais do dobro relativamente à semana que a antecedeu”, destaca.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv