Município de Braga quer financiar testes em lares de idosos

O autarca de Braga, Ricardo Rio, disse esta manhã, que lares do concelho e da região de Braga são uma prioridade na realização de testes de covid-19, caso sobrem alguns dos 150 testes disponíveis, diariamente, no Centro de Apoio ao Diagnóstivo de Covid-19 a funcionar desde esta segunda-feira no parque de estacionamento do Altice FORUM Braga.
A vontade foi transmitida pelo autarca bracarense, que assumiu que os lares de idosos são nesta fase “verdadeiras bombas-relógio”.
“Vamos reunir para definir regras e mecanismos que nos permitam fazer um rastreio o mais generalizado possível aos utentes e aos profissionais dos lares existentes no concelho de Braga”, disse.
Ricardo Rio refere que o objectivo passa por “precaver e destrinçar as situações de infecção e as restantes”.
O autarca de Braga anunciou que “os testes serão pagos directamente pelo município”. A implementação da referida medida será definida numa reunião prevista para esta segunda-feira.
O novo Centro de Apoio ao Diagnóstico de Covid-19 é um complemento à resposta do Hospital de Braga. “É um centro que está em primeira linha ao dispor do Serviço Nacional de Saúde, das orientações e dos encaminhamentos da ARS-Norte, mas que em caso de ter capacidade sobrante, ou seja, de não ser aproveitada em pleno pelo SNS a capacidade instalada – 150 testes por dia – será alargada a outras instituições”, com destaque para os lares de idosos do concelho, apontou.
Localizado no parque de estacionamento do Altice Forum Braga, o 3º Centro de Rastreio funcionará das 9h às 18h e terá uma capacidade para realizar cerca de 150 testes por dia.
Estes Centros destinam-se a cidadãos suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Recorde-se, trata-se de uma iniciativa ARS-Norte, Câmara Municipal de Braga e Unilabs Portugal.
