Renata Faria candidata-se à JP Braga com os olhos postos nas autárquicas

As eleições autárquicas de 2021 são o principal foco da candidatura de Renata Faria aos órgãos sociais da Juventude Popular de Braga. O programa eleitoral foi apresentado esta sexta-feira na sede da concelhia bracarense do CDS-PP.

Sob o mote ‘Liderar por Braga’, a jovem centrista pretende “auscultar as diferentes entidades, empresas e autarquias, fazendo um levantamento de dificuldades e anseios”. “Pretendemos agregar propostas e elaborar um programa autárquico”, refere. Renata Faria olha para o próximo biénio como “um momento muito importante e desafiante para a Juventude Popular”.


Além do desafio autárquico, a lista tenciona “fomentar um debate interno, discutindo ideias e propostas que possibilitem uma cidade de Braga integradora e inovadora”, acrescentando que actividades como o JP Team Camp e os Jovens sem Fronteiras vão continuar a ser desenvolvidas.

A preservação da vida humana e a liberdade de escolha no sector da educação são algumas das medidas que a sua lista defende. “Somos uma juventude a favor da vida e não de retirar a vida. Além disso, cada família deverá escolher que tipo de ensino quer para os seus filhos, seja público ou privado. Daí apoiarmos o cheque-ensino para que todos possam ter liberdade de escolha”, explica.


Em relação ao Ensino Superior, Renata Faria destaca o alojamento estudantil como uma das principais preocupações, defendendo que “todos têm direito a alojamento” e que o ensino privado é a opção mais viável. “Os alunos têm de ter mais camas. Não podemos disponibilizar apenas mais duas camas por ano”, acrescenta.

Renata Faria não esquece trabalho de Francisco Mota


A lista é composta por 28 membros, numa mescla de estudantes e trabalhadores de diferentes áreas, como saúde, educação e finanças. Francisco Mota deixou no início deste ano a liderança da Juventude Popular de Braga, após 13 anos à frente da concelhia, passando a ocupar o lugar de presidente da estrutura juvenil a nível nacional.

Dos 28 candidatos presentes na equipa de Renata Faria, 20 integraram a anterior direcção, incluindo a cabeça-de-lista. A líder da candidatura elogia o caminho trilhado por Francisco Mota na Juventude Popular, ressaltando “o trabalho notório que fez na cidade”. “Não vejo isto como mantermo-nos na sombra do Francisco Mota, mas sim continuar um trabalho para a cidade e para os bracarenses”, garante.


Até ao momento, a candidatura de Renata Faria foi a única a ser oficializada. As eleições estão agendadas para o dia 21 de Março, entre as 16 e as 18 horas, na sede do CDS-PP – Braga. O prazo para a apresentação de candidaturas acaba 48 horas antes.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv