AAUM cancela Gata na Praia’20 e encerra serviços de atendimento

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) anunciou, esta terça-feira, o cancelamento de todas as actividades previstas até ao dia 14 de Abril. A decisão foi tomada em reunião de direcção da AAUM, que segue assim “as indicações da Direcção-Geral de Saúde e da própria Universidade face à propagação da COVID-19″.
Além da Gata na Praia e da Start Point Academy, ficam sem efeito a Academia à Conversa, Assembleia de Delegados, Competição Desportiva da FADU, Dias + por +, DJ@UM, FórUM Núcleos e MeetUp.
À RUM, o presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, explicou que já tinha havido um contacto por parte da Câmara Municipal de Portimão, que havia demonstrado algum “desconforto” em receber o evento, numa altura em que já estão confirmados casos do novo coronavírus naquela região, apelando, por isso, “à revisão da realização do evento”. “A FADU, esta segunda-feira, lançou um comunicado em que anunciava que a actividade desportiva ia estar interrompida, a AAUM já tinha assegurado que as equipas desportivas não saíssem nos próximos dias e a Start Point Academy, que são as formações que a AAUM disponibiliza, também estão interrompidas”, acrescentou.
Além disso, serão encerrados, “por tempo indeterminado”, os Bares Académicos de Braga e Guimarães, Espaço AAUM, onde se inclui LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor, GIP – Gabinete de Inserção Profissional e Place Me. Gabinetes de Apoio ao Aluno de Braga e Guimarães e reprografias dos campi também terão as portas fechadas nos próximos dias. A AAUM anuncia ainda que os transportes que estão sob a sua chancela vão funcionar “em regime de serviços mínimos”.
AAUM activa plano de contingência e reduz acesso à sede
A sede da Associação Académica, localizada na rua D. Pedro V, não vai ter as portas fechadas, mas vê o seu acesso reduzido. A direcção activou um plano de contingência, que “prevê que o acesso à sede seja o mais cauteloso possível” e assegura que no local estejam disponíveis todas as medidas de higienização.
O plano “privilegia o trabalho à distância, ainda que a sede continue a trablhar, com os funcionários no seu interior”. No entanto, caso alguém necessite de algum serviço da AAUM, aconselha Rui Oliveira, deve haver uma comunciação prévia, preferencialmente telefónica, e ser-lhe-ão dadas todas as indicações.
No mesmo documento, a Associação Académica assume “um papel de colaboração e de apoio ao plano de contingência implementado, bem como a salvaguarda da saúde pública”, alinhando com as indicações da UMinho e da Direcção-Geral de Saúde. A AAUM apela “à calma e, sobretudo, ao sentido de responsabilidade social de todos os membros da comunidade académica”.
