34 bibliotecas aderem à Semana da Leitura de Famalicão

Arranca esta segunda-feira a Semana da Leitura de Famalicão. Até domingo, a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares organiza a 11ª edição da iniciativa.

Entre apresentações de livros, sessões de conto, ateliers e espectáculos de teatro e de música, são várias as actividades culturais preparadas. A sessão de abertura da Semana da Leitura acontece esta segunda-feira, às 15h, na EB 2,3 D. Maria II.

Um dos pontos altos da programação volta a ser a iniciativa ‘Famalicão a LER’, que é assinalada na quinta-feira, a partir das 10h15. O objectivo é que durante 15 minutos todos os famalicenses possam interromper as suas tarefas para usufruirem de breves momentos de leitura, através de um livro, de um jornal ou de uma revista.


O evento, anualmente lançado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Rede de Bibliotecas Escolares e organizado a nível local, pretende promover e disseminar o gosto pelo livro e pela leitura. Em Famalicão, a iniciativa tem como ‘madrinha’ a escritora e jornalista Filipa Martins e chega este ano a 34 bibliotecas – 28 bibliotecas escolares, a Biblioteca Municipal e os seus cinco pólos de leitura. 


‘Somos o que lemos’ é o tema de 2020. A directora da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco recorda que esta escolha corresponde ao tema do ‘Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares’, realizado no final de Novembro. De acordo com Carla Araújo, cada pessoa é “um pedaço daquilo que tem como experiência de leitura”. “Acreditamos que somos todos aquilo que conseguimos ler, ou seja, o que lemos mostra um pouco daquilo que somos”, explica.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv