ACB quer suspensão da Taxa Turística já este ano

A Associação Comercial de Braga (ACB) quer a suspensão da Taxa Municipal Turística já este ano devido ao impacto do Covid-19. Em comunicado, a ACB diz que a medida “poderá contribuir para atenuar a quebra abrupta e inesperada do número de dormidas e dos pedidos de reservas nas unidades de alojamento do concelho de Braga.”
A associação assinala que tem havido um número elevado de “cancelamento ou adiamento de eventos desportivos, culturais e científicos, em especial os que contam com a participantes de várias nacionalidades” situação que “está a gerar um número muito significativo de cancelamento de reservas”. A entidade refere também “a diminuição brutal da procura, por parte de turistas nacionais e estrangeiros”, o que se traduz numa “redução significativa e imprevista de rendimentos”.
A ACB perspectiva também “uma forte diminuição de visitantes e turistas por ocasião das Solenidades de Semana Santa de Braga” e estabelece que, para dar a volta à situação, terão de existir “medidas de estímulo à economia local”, como a suspensão da Taxa Turística.
O comunicado da ACB manifesta “preocupação com o impacto económico e social da propagação rápida da doença associada ao Covid-19″, exigindo que “o Governo e as Autarquias devem adoptar, atempadamente, diversas medidas de apoio às empresas, mormente do setor do Turismo, no sentido de garantir o emprego e a sustentabilidade económica e financeira dos agentes económicos afetados”.
A Taxa Turística em Braga tem o valor de 1,5€ por dormida e começou a ser cobrada no passado domingo em todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local.
