Observatório de Literacia Mediática promove debate sobre o coronavírus

O MILOBS – Observatório de Literacia Mediática promove esta quarta-feira, às 18 horas, o debate ‘O coronavírus e nós: silenciamentos, desinformação e solidariedade’. A iniciativa que conta com a colaboração do Programa Doutroral de Estudos Culturais da Universidade do Minho realiza-se na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.
O painel é composto por Manuel Pinto, professor de Ciências da Comunicação e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Sun Lam, professora de Língua e Cultura Chinesa no Instituto de Letras e Ciências Humanas, Rosa Cabecinhas, professora de Comunicação Intercultural e investigadora do CECS, e António Lázaro, director do Instituto Confúcio.
Numa altura em que o tema do coronavírus está na agenda mediática, Manuel Pinto destaca a importância de se discutir o assunto. Nesse sentido, o coordenador do MILOBS explica que a organização desta iniciativa é “motivada por reacções, comportamentos e medos que acompanham este tipo de fenómenos, nomeadamente pela pouca ou má informação que circula em algumas redes sociais”.
Referindo que “não se trata propriamente de um evento sobre saúde”, o docente do Instituto de Ciências Sociais alerta para a importância de se “desdramatizar o assunto, de alguma forma”. “Há aspectos que não têm razão de ser, como o risco de nos contaminarmos uns aos outros aqui entre nós. Pelo menos todas as garantias têm sido dadas pelos profissionais e pela Administração de Saúde”, refere. Manuel Pinto acrescenta ainda que “têm havido notícias de alguns comportamento de discriminação perante membros da comunidade chinesa” devido ao surto.
