Galeria FORUM Arte com quatro exposições em 2020

Depois de quatro exposições em 2019, a Galeria FORUM volta a acolher outras tantas em 2020. A programação do espaço cultural foi apresentada esta segunda-feira por Guilherme Braga da Cruz, um dos dois directores artísticos do espaço.

Em 2020 a parceria com a Fundação de Serralves mantém-se, mas o espaço dedicado à arte contemporânea começa por se abrir à comunidade artística local, através da Arte Total, logo em Fevereiro. Francisca Aires Mateus é a responsável pela performance que marca o arranque de um novo. A peça principal da respectiva performance ficará patente no espaço ao longo de uma semana, período em que as escolas de Braga são convidadas a visitar o espaço.

Já a segunda exposição, que surge do protocolo com a Fundação de Serralves, tem inauguração marcada para 11 de Março. ‘Mesa dos Sonhos’, com curadoria de João Silvério vai reunir cerca de 30 obras da Colecção de Serralves e da Colecção da Fundação luso-americana para o Desenvolvimento. “Vamos ter peças de artistas portugueses e estrangeiros”, acrescentou.

A Galeria FORUM vai receber de 22 de Maio a 17 de Julho trabalhos de Elliot Dodd. Trata-se da segunda exposição individual de um artista estrangeiro. “É um artista inglês, trabalha muito o desenho e a arte digital e está a preparar uma exposição especificamente para esta galeria”, antecipa o curador.


Galeria FORUM acolhe exposição de design, “algo pouco habitual no nosso país”

A Galeria FORUM será ainda palco de uma exposição de design, com designers nacionais e internacionais. Abre portas a 24 de Julho e fica até 2 de Outubro. Guilherme Braga da Cruz assinala que “em Portugal há poucas exposições de design”, daí que tenha surgido a ideia de apresentar esta vertente na galeria bracarense. “Vamos fazer uma exposição de objectos de design, ‘Como o design soa’, com muitos designers nacionais e internacionais. Pretende sensibilizar o visitante a uma aventura sonora, mas por meio de objectos de design”, resume.

2020 termina com uma parceria entre a Galeria do Altice FORUM Braga e uma empresa da Póvoa de Varzim, Art Works. ‘No entulho’ é o nome da residência. “Eles convidam artistas que vão para o ambiente fabril em que trabalham a arte contemporânea através de desperdícios industriais. Têm feito trabalhos excelentes e o resultado final do ano 2020 vai ser apresentado aqui. Sabemos que como residentes vão ter a Sara Bichão e o Colectivo Berru, que ganhou o Prémio Sonae Media Art deste ano”, especifica.

“Galeria FORUM ajuda a desconstruir mentalidades. A Arte não é só pintura”, diz vereadora Lídia Dias

Lídia Dias, vereadora da Cultura na CMB, realça a importância das parcerias com as próprias escolas para captar novos públicos para a arte contemporânea.

Sobre a programação deste ano, a responsável sublinha que a galeria não se resume à apresentação de trabalhos de pintura, permitindo “desconstruir conceitos na cabeça das pessoas”. Realçando o trabalho dos curadores “que procuram as marcas da cidade como é o caso das Media Arts”, Lídia Dias sustenta que a apresentação de exposições com nomes nacionais e internacionais comprova o “serviço público” do próprio espaço.

“O trabalho que aqui se desenvolve é de enorme qualidade, há bons motivos para vir cá e continuar este trabalho que está a ser desenvolvido. É preciso tempo para a criação de público de arte contemporânea”, sustenta.

Tal como o número de exposições, o orçamento da programaão para 2020 também se mantém inalterado, fixando-se nos 60 mil euros. Segundo Carlos Silva, administrador do Altice FORUM Braga, “grande parte do orçamento é consumido por seguros e transportes”, justifica.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv