“A minha missão é agregar todos num projecto e não numa pessoa”

Ricardo Costa diz que a sua candidatura à Federação Distrital de Braga do PS passa por “agregar todos os militantes em prol de um projecto e não em prol de uma pessoa”. O vereador vimaranense, que acumula nove pelouros no executivo municipal, apresenta, este sábado (21h30), a sua moção política global, intitulada “Todos como um. Todos um.”, no MIT Penha, em Guimarães.

Ricardo Costa tem como adversário Joaquim Barreto, actual líder da estrutura distrital socialista que recentemente referiu, à RUM, “estranhar” o avanço do vereador vimaranense. A esta consideração, Ricardo Costa entende que “são os militantes que podem, ou não, estranhar” a sua candidatura, assinalando que os recentes resultados das concelhias socialistas no distrito “evidenciam o contrário”. “Estranhar a minha candidatura é de quem não consegue ter uma leitura do distrito de uma forma global”, atira.

O candidato aponta que “em dois meses” já alcançou “mais convergência do que muitos ao longo de 30 anos” e refere que, nesse período, nunca “conheceu um plano estratégico para o distrito”. Ricardo Costa estabelece o desenvolvimento económico como a prioridade na sua moção. 


A economia no distrito tem de ser pensada de forma global. 48% da indústria nacional está neste distrito e temos de deixar de ser meros prestadores de serviços e passar a ser agentes provocadores da mudança“, refere, assinalando que o desenvolvimento económico terá de ser feito através “da alocação de fundos comunitários como um efeito multiplicador da economia” e da reunião entre “centros de conhecimento, tecido industrial e governação”.


“Apoio de Domingos Bragança a Joaquim Barreto? Cada militante tem direito à liberdade de escolha”

Ricardo Costa é vereador na Câmara de Guimarães, autarquia liderada por Domingos Bragança, que já veio a público manifestar o apoio a Joaquim Barreto. Questionado sobre se o apoio do presidente da Câmara pode causar instabilidade no seio do executivo municipal, Ricardo Costa responde que “cada militante tem direito à liberdade de escolha”.


Respeito o sr. Presidente da Câmara, assim como todos os militantes. Não vou contribuir para a divisão do Partido Socialista, que já de si está muito dividido. O partido precisa é de agregação e união, e de quem trabalhe em prol de todos”, comenta.

Ainda não há data para a eleição da Federação Distrital de Braga do PS que coloca frente-a-frente Ricardo Costa e Joaquim Barreto, mas já se sabe que ocorrerá em Março ou Abril.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv