“Os municípios têm de estar mais perto da Comissão Europeia”

O presidente da Câmara Municipal de Braga defendeu a necessidade de uma maior proximidade entre os municípios e a Comissão Europeia. Ricardo Rio participou esta quinta-feira num painel do Cities Forum, no Porto.
Durante a sessão o edil defendeu uma maior proximidade da Comissão com as cidades, nomeadamente ao nível da EUROCITIES, a rede das maiores cidades europeias da qual Braga faz parte desde 2016.
Em comunicado enviado às redacções o edil frisa que no ano passado foi pedida a criação de um vice-presidente da Comissão Europeia para a política urbana. No entanto, apesar da recomendação não ter sido ouvida Ricardo Rio sublinhou que foram dados passos “positivos nesse sentido”. Uma medida que iria contribuir para contrariar a “crescente centralidade das decisões”.
A título de exemplo, o edil refere os alertas da Comissão para que as cidades renovem as frotas de transportes públicos para meios mais sustentáveis. Uma premissa com a qual garantiu estar “totalmente alinhado”. No entanto, segundo o edil, Braga está a fazer um “enorme esforço para renovar a frota dos TUB – Transportes Urbanos de Braga, sendo que grande parte do financiamento é do município”.
Por outro lado o presidente da Câmara Municipal de Braga elogiou “os diversos programas de financiamento europeu para a troca de boas práticas entre cidades europeias, como é o caso das redes URBACT, um programa muito relevante e que tem sido fundamental para Braga nestes últimos anos”.
