Aprovado plano de actividades e orçamento da Universidade do Minho

O Plano de Actividades e Orçamento da Universidade do Minho para 2020 foi aprovado por unanimidade esta segunda-feira, em sede de reunião do Conselho Geral.

O orçamento deste ano está fixado em 151,1 milhões de euros, um acréscimo de 3,4 milhões relativamente a 2019.

A maior fatia do valor, cerca de 104 milhões, é designada para despesas com recursos humanos. A restante verba divide-se para gastos gerais, aquisição de bens e serviços, bolseiros e transferências bancárias.

O reitor, Rui Vieira de Castro, assinalou que o aumento de 3,4 milhões no orçamento da UMinho advém dos esforços conjuntos da própria Universidade, do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e Ministério da Educação, considerando que o mesmo é, ainda assim, “estreito” para os gastos extraordinários da academia, relacionados com a valorização dos salários com pessoal, o PREVPAP (Programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública) e a compensação do corte nas propinas. 

O responsável elencou o objectivo do orçamento em “diversificar e aumentar as fontes de financiamento externas”, a importância de “uma gestão rigorosa, na receita e despesa” e a necessidade da “gestão criteriosa das contratações”, lembrando que, nos últimos anos, houve um “aumento extraordinário, de uma só vez, de trabalhadores”.

Rui Vieira de Castro enalteceu ainda a capacidade da Universidade na área da investigação, que tem gerado boa parte da receita interna, e ainda o aumento de 700 alunos (dois terços em regime de pós-graduação) na academia, comparativamente ao ano passado.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv