Residência universitária privada na Confiança é “boa notícia” para a UMinho

O reitor da Universidade do Minho considera que é “uma boa notícia” transformar a antiga Confiança numa residência universitária privada.  Esta quarta-feira, contactado pela RUM depois do anúncio da autarquia de Braga, Rui Vieira de Castro assumiu a importância desta finalidade para a instituição dado o número reduzido de camas para estudantes e investigadores, mas ressalvou que a resposta do Estado continua a ser essencial.

Lembrando que o alojamento estudantil “é um problema reconhecido e generalizado”, mas que se agravou em Braga com a subida do preço das rendas, Rui Vieira de Castro disse que esta acaba por ser “uma boa notícia” ainda que “não resolva o problema”. “Vejo com agrado soluções que possam contribuir para debelar esta situação, que haja investidores privados com interesse em propor oferta. Vai constituir uma ajuda importante, mas o problema não ficar resolvido, tem que ser complementado com intervenções do Estado”, assumiu.

O reitor voltou a criticar o Governo, dando nota que o Estado “não tem sido capaz de responder a este problema” da falta de alojamento acessível para os universitários, e lembrou os edifícios estatais sinalizados no último ano nas cidades de Braga e Guimarães. “Gostaria de recordar o compromisso do Governo relativamente ao edifício do exército, em Braga, e da antiga Escola de Santa Luzia, em Guimarães”, referiu, considerando que “é da conjugação de possibilidades que pode resultar uma resposta mais efectiva a uma necessidade que todos sentem”.

A autarquia deverá em Fevereiro lançar uma nova hasta pública para a venda do imóvel sendo que vários investidores privados já terão manifestado junto da autarquia interesse em adquirir o edifício. A menos de 1km de distância do campus de Gualtar, a antiga Fábrica de sabonetes tornou-se num espaço apetecível para investidores do ramo imobiliário. Aliás, em cidades como Lisboa, Porto ou Coimbra têm surgido vários investidores privados interessados na construção de residências para estudantes universitários. O mercado de arredamento de quartos e casas para estudantes está ao rubro em Portugal, encontrando-se cada vez maos na mira dos investidores. 

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv