Sociedade Martins Sarmento dedica “Conversas com Café” a Napoleão

A Sociedade Martins Sarmento organiza este sábado, a partir das 11 horas, na Sala de Leitura, mais uma edição das “Conversas com Café”. Desta vez, a tertúlia que será comandada pelo Coronel Sidónio Ribeiro da Silva centra-se em Napoleão Bonaparte.
A iniciativa, que se realiza há cerca de três anos, caracteriza-se por uma exposição inicial do orador, seguida de um debate informal. Admitindo que pode “parecer uma escolha estranha, já que não é uma figura muito estimada no país devido às Invasões Francesas”, Paulo Vieira de Castro, presidente da sociedade vimaranense, destaca o papel de Napoleão Bonaparte na “expansão das ideias liberais no início do século XIX”.
Em 2020 assinalam-se 200 anos da Revolução Liberal em Portugal, que levou ao fim do Absolutismo e à criação da primeira constituição portuguesa. “Aquando das invasões napoleónicas, houve alguma disseminação dessas ideias e alguma ilusão que as próprias invasões pudessem trazer alguma renovação da sociedade portuguesa em vários sectores”, enaltece a ligação entre os dois fenómenos.
