90% dos professores do distrito de Braga estão em greve

Cerca de 90% dos professores do distrito de Braga estão em greve esta quinta-feira. Hoje, o protesto central acontece no distrito de Braga e, de acordo com o Sindicato dos Professores do Norte, a adesão ronda os 90%. A maior parte dos professores não está na sala de aula e começou o dia com uma ação de protesto à porta dos respetivos estabelecimentos de ensino.
Segundo Lurdes Veiga, nas escolas do distrito, a taxa de adesão à greve é significativa do descontentamento da classe. “São números de adesão muito elevados, um pouco por todo o distrito”, acrescentou, destacando concelhos como Braga, Esposende, Barcelos, Guimarães e Terras de Bouro. Neste último concelho, adiantou, “todas as escolas estão encerradas”. O distrito de Braga conta com mais de 70 agrupamentos, reunindo um total de mais de 10 mil professores.
Nalgumas situações, funcionários não docentes e alunos juntaram-se à ação dos professores.
Por esta hora, no centro de cidade de Braga, dezenas de professores oriundos de todos os concelhos do distrito, concentram-se para dar início a uma marcha lenta desde a Arcada até à Praça do Município, junto ao edifício da Câmara Municipal de Braga.
[Notícia atualizada às 14h40]
