7ª edição do Mentorias UMinho inclui alunos de doutoramento

Pela primeira vez, o Programa Mentorias UMinho conta com estudantes de doutoramento. O pontapé de saída da sétima edição teve lugar, esta quarta-feira ao final da tarde, na Galeria do Paço. São 39 as duplas de mentores e mentorandos que compõem o programa. Recorde-se que na edição anterior a organização apostou na inclusão de alunos com necessidades específicas.
O pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, frisa a importância do Mentorias UMinho não só no desenvolvimento de competências transversais como no combate ao abandono e insucesso escolar.
Cada vez mais, um curso superior não define o percurso profissional de um indivíduo. Exemplo disso é o alumni e palestrante convidado da sessão, Carlos Oliveira. Engenheiro de formação, passou pela Rádio Universitária do Minho, esteve na presidência da InvestBraga, foi responsável pela Startup Braga e, hoje em dia, é presidente executivo da Fundação José Neves.
“As interações com o mundo que nos rodeia são muito importantes pois contribuem para a nossa diferenciação no mercado de trabalho. Desenvolvemos competências de comunicação e de trabalho em equipa. São essas competências socioemocionais que podem fazer a diferença”, vinca.
Em abril, os mentorandos vão ter a oportunidade de visitar as instalações da Continental Mabor, em Vila Nova de Famalicão.
Edição piloto do Mentoria Internacional UMinho foi um “sucesso”.
Esta foi uma dupla sessão, visto que esta quarta-feira chegou ao fim a edição piloto do Mentoria Internacional UMinho. Um “sucesso”, na ótica do pró-reitor Guilherme Pereira, visto que inicialmente estavam previstas 12 vagas para estudantes, contudo, o número de candidaturas foi tão elevado que decidiram “duplicar” o número de participantes. Desta forma, cada mentor ficou responsável por dois mentorandos.
24 estudantes tiveram assim a possibilidade de contactar com alumni da UMinho que desenvolvem, neste momento, a sua atividade profissional em países como os Estados Unidos da América, Reino Unido, Bélgica ou Emirados Árabes Unidos.
Para breve, está prevista uma visita para conhecer a Amazon, em Barcelona. Dois mentorandos terão ainda a oportunidade de conhecer o Parlamento Europeu. A segunda edição do programa Mentoria Internacio0nal UMinho está assegurada.
