6ª edição do programa Mentorias é a mais inclusiva de sempre

O programa Mentorias UMinho está mais inclusivo. Nesta sexta edição, a iniciativa que regressa ao formato presencial conta, pela primeira vez, com estudantes com necessidades especiais.
Este ano são mais 10 os mentores e mentorandos num total de 41, sendo que 14 dos alumni nunca tinham participado na iniciativa que visa ajudar os estudantes finalistas na aquisição de competências transversais. Praticamente todas as escolas da Universidade do Minho estão representadas.
Para o pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, este é um programa “uno, mas mais inclusivo”. De sublinhar que os mentores estão preparados para dar resposta a estudantes com necessidades especiais.
Ao longo dos anos, o número de estudantes interessados em participar no programa tem vindo a aumentar, a organização recebeu entre 60 a 80 candidaturas, o que possibilitou o alargamento do número de participantes. Na ótica do responsável, para este crescimento têm contribuído os testemunhos de alumni de edições anteriores.
A candidatura ao programa Mentorias exige a apresentação do currículo, carta de motivação e um vídeo de apresentação. À RUM, Guilherme Pereira garante que em muitos casos, mentores e mentorandos, continuam a manter contacto mesmo depois de finda a experiência.
Durante a sessão de abertura do projeto, o pró-reitor anunciou que a equipa está a preparar um novo programa de Mentorias com mentores internacionais.
O projeto Mentorias UMinho conta com a colaboração dos professores Teresa Freire (Escola de Psicologia), João Leite Ribeiro (Escola de Economia e Gestão) e Paulo Sampaio (Escola de Engenharia), que conduzirão os trabalhos do ponto de vista científico, bem como o planeamento e a organização das diversas iniciativas enquadradas no Projeto de Desenvolvimento Global e de Integração Profissional dos estudantes da instituição.
Este programa promovido pela reitoria insere-se num projeto mais amplo, considerado inovador no contexto universitário nacional, ao possibilitar a concretização de uma lógica de formação global e contínua desde que os estudantes entram na universidade (Programa Tutorias por Pares), passando pelos finalistas de licenciatura e mestrado (Programa Mentorias UMinho) até aos estudantes dos programas doutorais (Programa Mentoria Internacional).
